O que é resiliência?
Resiliência é agir do modo mais estratégico possível, para enfrentar desafios e adversidades, por meio de pensamentos e comportamentos flexíveis, buscando sofrer o menor impacto negativo (Barbosa, GS. 2020).
Porém, não na condição de vitimizados ou prisioneiros de histórias carregadas de culpas e rancores, mas cognitivamente ressignificados e enriquecidos pela experiência da adversidade, caminhando resolutamente à frente com vistas a viver mais e melhor.
O agir de modo estratégico, se dá a partir das oito principais modelos cognitivos (ou áreas), que constituem a resiliência e promovem o comportamento resiliente e flexível.
Uma boa habilidade entre estas áreas é indispensável para a flexibilidade cognitiva e comportamental, nos momentos em que estamos enfrentando desafios, conflitos e turbulências do dia a dia.
Essa habilidade de agir com resiliência é construída por meio da ressignificação de nossas crenças mais profundas, que possibilitam organizar caminhos para transcender os empecilhos da vida e ter um olhar próspero para um futuro com superação.
É importante ressaltar que essas crenças relacionadas com a resiliência, são estruturadas no desenvolvimento de nossas histórias de vida.
Quando passamos a ter uma história de vida que proporciona a organização de crenças flexíveis e adequadas nas habilidades vinculadas com a resiliência, estaremos mais aptos para enfrentar as situações adversas com maior possibilidade de compreender e tomar decisões que serão apropriadas para superar as dificuldades que temos, em diferentes momentos de vida.
E quando existe uma situação na qual é necessário ter uma conduta e comportamentos resilientes?
Ao pensar em como agir com resiliência mais robusta, é importante observar os pensamentos, as ideias que estão sendo utilizadas para os diferentes tipos de enfrentamentos da situação espinhosa. Entender de como as convicções pessoais estão diretamente vinculadas com os comportamentos expressos diante das situações de estresse.
Lembre-se, nem todos os pensamentos estão ligados com a resiliência.
As crenças e convicções que você tem sobre seu time de futebol ou sobre um passeio do final de semana, não estão vinculadas com a resiliência. Exceto quando se tornam fonte de angústia.
Confira quais são as oito áreas que estão diretamente ligadas à resiliência comportamental:
- Autocontrole
- Analisar o Contexto
- Autoconfiança
- Leitura Corporal
- Empatia
- Conquistar e manter pessoas
- Otimismo de viver
- Sentido de vida
Fonte: Barbosa, George [Barbosa, GS]. Psychotherapy in one Approach of Resilience (PAR) in: 115 Serban Ionescu, Hubert Mazurek (Coord.). Pratiques Basées sur la Résilience. AMU, IRD, LPED. 4ème Congrès Mondial sur la Résilience, Jun 2018, Marseille, France. 2020. 568p.