QUEST_Resiliência?
O QUEST_Resiliência, NÃO foi construído para ser uma ferramenta de teste psicológico, e sim um instrumento de avaliação comportamental no campo da resiliência humana. Seu relatório final apresentado, reflete fielmente as respostas registradas pela pessoa respondente.
É um dos principais instrumentos de resiliência é a escala denominada QUEST_Resiliência. Organizada e validada em 2009 pelo Dr. George Barbosa, em suas pesquisas com adultos e adolescentes.
O corpo técnico da SOBRARE, por meio de suas pesquisas, aprimora um conjunto de instrumentos para dar consistência ao mapeamento da resiliência.
Com a escala se pode mapear e compreender quais são os padrões comportamentais relacionados com a superação em momentos de adversidade de uma pessoa ou de um grupo.
O instrumento auxilia, em muito, as análises em situações de alta tensão nos desafios e enfrentamentos que exigem determinação, negociação, ousadia e muita flexibilidade.
O QUEST_Resiliência permite mapear qual é a atual condição de resiliência de uma pessoa, quais os pontos devem ser fortalecidos e desenvolvidos.
Hoje, para proporcionar maior facilidade no acesso ao instrumento, o QUEST_Resiliência é disponibilizado APENAS no formato On-line.
Sobre os resultados
A escala QUEST_Resiliência em suas diferentes versões, permite mapear os graus numéricos nos oito modelos de crenças vinculados com a resiliência, e apresenta os resultados em blocos de texto.
Esses modelos representam as áreas cognitivas que compõem a resiliência humana com base científica.
No relatório você terá uma visão geral das crenças, e detalhes dos aspectos relevantes e relacionados ao padrão de respostas específico para cada habilidade relacionada à resiliência.
Essas possibilidades permitem avaliar se é necessário apenas manter o fortalecimento em uma habilidade ou se é preciso investir mais em uma área específica.
Além disso, a escala de resiliência QUEST_Resiliência também possibilita identificar crenças vulneráveis que foram expressas nas respostas. Isso permite visualizar onde é possível ressignificar essas crenças distorcidas, buscando alcançar uma condição de “melhoria em resiliência”.
Barbosa GS, Barbosa PA. Escala de mapeamento da resiliência QUEST Resiliência versão adultos. https://www.researchgate.net/publication/341273604_Escala_de_mapeamento_da_resiliencia_QUEST_Resiliencia_versao_adultos